
Vandalismo impera no Cemitério da Vila São João
Túmulos têm vidros e alumínios furtados constantemente; população cobra muros mais altos, câmeras de segurança e rondas da Guarda Municipal
Moradores de Irati estão revoltados com a situação de abandono e falta de segurança no Cemitério da Vila São João. Em relatos feitos ao Portal Irati, munícipes denunciaram uma série de furtos, depredações e atos de vandalismo que vêm causando prejuízos frequentes às famílias que possuem entes queridos sepultados no local.
Um dos moradores ouvidos pela reportagem foi Valdeci Zanella, que sepultou o pai no mês de março deste ano. Segundo ele, poucos dias após instalar os vidros e estruturas de alumínio na capela mortuária da família, os materiais foram furtados.
“Tudo é feito com sacrifício. Ninguém tem dinheiro para jogar no lixo. Colocamos os vidros na sexta-feira e, em quatro dias, já tinham roubado os alumínios. A sorte é que não quebraram os vidros”, lamentou.
De acordo com os relatos, o principal alvo dos criminosos são estruturas de alumínio, placas metálicas e até fios elétricos. Em muitos casos, os vândalos quebram vidros, danificam porcelanatos e destroem partes das sepulturas apenas para retirar pequenos materiais que posteriormente seriam vendidos.
Outro morador afirmou que o prejuízo para recuperar uma única capela pode ultrapassar R$ 700. “A gente faz tudo parcelado, paga mão de obra, material caro, e depois vem alguém e destrói tudo. É revoltante”, desabafou.
Além das famílias, trabalhadores que atuam na construção e manutenção de túmulos dentro do cemitério também relataram que os furtos são frequentes. Um deles contou que já teve materiais furtados diversas vezes e afirmou que praticamente toda semana há novos casos.
Os moradores cobram providências urgentes da Prefeitura de Irati, responsável pela administração do cemitério público. Entre as sugestões apresentadas pela população estão a construção de muros mais altos no entorno do cemitério, o fechamento de acessos alternativos, a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e a realização de rondas noturnas pela Guarda Municipal.
“Tem que deixar apenas uma entrada segura. Também precisa de ronda à noite, porque do jeito que está virou um caos”, afirmou um dos entrevistados.
A população também pede maior atenção do poder público municipal e dos vereadores diante da situação, alegando que o problema se arrasta há anos e vem causando insegurança e indignação para quem possui familiares sepultados no local.
Galeria de fotos
Leia também

Comissão aprova projeto que reconhece profissão de designer de unhas

Sebrae/PR leva 18 startups do Centro do Estado para Web Summit Rio

Com salários de até R$ 4 mil, IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

Com 10 golpes por hora no Paraná, cartórios orientam como evitar fraudes na compra de imóveis

Escola João Paulo II promove grande Festa Junina neste domingo com Bingão e atrações para toda a família



