
Lei amplia para 12 meses prazo para denúncia de violência doméstica
Novo prazo vale a partir da identificação do autor do crime; lei teve origem em projeto da Câmara
Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar passam a ter 12 meses para apresentar queixa ou representação contra o agressor. O prazo está previsto na Lei 15.438/26, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada na sexta-feira (19 de junho de 2026) no Diário Oficial da União (DOU).
Antes, o prazo era de seis meses.
A norma altera o Código Penal e a Lei Maria da Penha. O prazo começa a contar quando a vítima identifica o autor do crime. A lei entrou em vigor na data da publicação.
Próximos passos A mudança teve origem no Projeto de Lei 421/23, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). "Um dos principais entraves ao acesso da mulher vítima de violência doméstica ao sistema de justiça é o momento da formalização da representação contra o agressor", disse a parlamentar ao pedir a ampliação do prazo.
A proposta foi aprovada pela Câmara no fim de 2023 e pelo Senado neste ano.
Leia também

Geral
Casal denunciado pelo Ministério Público por coagir duas adolescentes a produzirem conteúdo pornográfico é condenado a mais de 300 anos de prisão
22/06/2026

Geral
Segundo lote de restituição do IRPF 2026 pode ser consultado nesta terça (23)
22/06/2026

Geral
Sandro Obzut morre em acidente na BR-153 no dia em que completava aniversário
22/06/2026

Geral
Desmatamento ilegal em Prudentópolis resulta em multa e embargo de área
22/06/2026

Geral
Prefeitura de Irati abre PSS com vagas na Saúde; veja cargos e como se inscrever
21/06/2026

Geral
Missa com Padre Wilson Czaia promove inclusão e acolhimento da comunidade surda em Irati neste domingo
21/06/2026

