Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Você está em Irati / PR

IRATI


MIN

21° MAX



Você está aqui: Home / Colunistas / Nutricionista / Reeducação Alimentar: bons hábitos para toda a vida!

Dra. Valéria Ramilo



Profissão:
Nutricionista CRN8: 4839
Atualizado em 03/07/2012 às 20:45
 


Reeducação Alimentar: bons hábitos para toda a vida!

Se o seu desejo é emagrecer, cuidar mais da saúde, ou ate mesmo ganhar massa muscular; é muito importante ficar atento ao método escolhido para conquistar este objetivo, pois na maioria das vezes dietas “milagrosas” que parecem aparentemente fáceis e prometem resultados rápidos, podem até reduzir os quilinhos a mais, ou deixá-lo mais musculoso, mas também podem causar graves prejuízos à saúde.
Assim sendo, para alcançar tais objetivos de forma saudável e correta, surge a reeducação alimentar, que garante ótimos resultados, melhorando sua qualidade de vida.
Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o \"segredo\" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Desta forma é bom esclarecer que ela não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que se pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
Mas então, no que ela consiste? Baseia-se na aprendizagem e mudanças comportamentais que vem de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis; estas muitas vezes são tão simples que acabam gerando certa desconfiança, pois a maioria das pessoas está acostumada com dietas proibitivas e quando se deparam com orientações onde se pode comer de tudo, desde que com moderação, atento á freqüência e à qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos, acham que não dará certo, porém estão errados.
Outro ponto interessante é que neste método a individualidade de cada paciente é respeitada, assim como sua cultura, preferências, rotina de trabalho e características sócio-econômicas, já que quanto mais próximo de sua realidade mais fácil será o processo de mudança e adaptação; e claro adequando-se a cada objetivo, como por exemplo: perda ou ganho de peso, controle do colesterol, da glicose ou até de inúmeras outras doenças e situações que exigem uma mudança na alimentação, como uma gravidez ou até a cirurgia bariátrica.
Portanto, reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação e acompanhamento por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos e principalmente disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida, que trará benefícios tanto a curto como em longo prazo, melhorando não somente sua qualidade de vida, mas a de toda sua família. Então chega de adiar os cuidados com a saúde, faça logo a melhor escolha e usufrua de uma vida muito mais saudável.


Fonte: Dra. Valeria Ramilo - Nutricionista CRN8:4839
Comentários (1)
Participe! deixe seu comentário nesta social.


Importante

• O Portal Irati se reserva ao direito de não publicar todos os comentários enviados, que serão analisados individualmente, utilizando como fator de moderação a conexão com os assuntos comentados, bem como serão desconsiderados os que contenham agressões verbais despropositadas; ataques pessoais ou ameaças; argumentação falaciosa ou confusa e palavrões.
  • Fátima Ecard comentou em 31/07/2012 às 14:22
    Muito bom,era exatamente assim que fazia,quanto mais fazia dietas milagrosas...mas eu engordava,alíás dá pra perceber né,que legal ter vc aqui nos dando dica de como fazer o ceerto,beijos
Você está em Irati / PR
Portal Irati
Unidade Irati, PR


ELIS REGINA FREITAS FIORENTIN - ME - 10.758.162/0001-47
© 2008-2014 Copyright Franquia Portal da Cidade ®